FECHAR | IMPRIMIR

Comunicado ESMP nº 25/2010 – Setor de Eventos

A Diretora da Escola Superior do Ministério Público COMUNICA aos Membros, Servidores e Estagiários do Ministério Público de São Paulo, dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público da União, Magistrados, Advogados, demais operadores do Direito, e ao público em geral, que o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo promoverá o simpósio “NOÇÕES DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS”, conforme programação que segue:

Data: 14 de maio de 2010 (sexta-feira)

Horário: das 09h às 11h

Local: Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional “Júlio
Fabbrini Mirabete”
Rua Treze de Maio, 1259 – térreo – Bela Vista
São Paulo/SP

I-JUSTIFICATIVA:

A geração, disposição e reciclagem de materiais descartáveis ou inservíveis são elementos indissociáveis no âmbito do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Trata-se de questão atual e central que se destaca no amplo universo de temas relacionados à gestão ambiental e práticas voltadas para a promoção de sustentabilidade. Para a devida compreensão da matéria é necessário entender os diferentes elos da cadeia de responsabilidades e procedimentos envolvidos. Com a exposição de conceitos e de diagnósticos atualizados, assim como a exploração de exemplos de situações práticas torna-se possível discutir em que medida o Poder Público e a coletividade podem buscar a diminuição da geração de lixo, bem como promover o aumento da sua reciclagem, em cumprimento da incumbência imposta pela Constituição Federal de defender e preservar, para as presentes e futuras gerações, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

II-OBJETIVOS:

Introduzir os participantes à temática envolvendo desde questões complexas como a geração, disposição e reciclagem de resíduos sólidos, assim como a cadeia de responsabilidades e procedimentos que envolve sua gestão integrada, até o destaque das atitudes simples do dia-a-dia que podem redundar na diminuição da geração e no aumento da reciclagem de lixo.


EXPOSITORES:

ROBERTO VARJABEDIAN

Biólogo
Mestre em Ciências pelo Departamento de Ecologia Geral da USP
Assistente Técnico de Promotoria (MP/SP)

DJALMA LUIZ SANCHES
Geólogo
Especialista em Gestão Ambiental pela UNICAMP
Assistente Técnico de Promotoria (MP/SP)

III-PÚBLICO-ALVO

Membros, servidores e estagiários do Ministério Público de São Paulo, dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público da União, Magistrados, Advogados, demais operadores do Direito, e ao público em geral.

IV-INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

- Inscrições gratuitas: das 11h do dia 5 de maio às 14h do dia 13 de maio, pelo preenchimento de formulário on-line, disponível no sítio da ESMP, www.esmp.sp.gov.br, link eventos.

- Publicação da lista de inscritos: a partir das 17 horas do dia 13 de maio de 2010, no site da ESMP, www.esmp.sp.gov.br.

- Vagas limitadas.

- Será conferido certificado aos que assinarem a lista de presença.

COORDENAÇÃO GERAL

Eloisa de Sousa Arruda
Procuradora de Justiça
Diretora do CEAF-ESMP