Inscrições Encerradas
 

CURSO REVISÃO GRAMATICAL 7ª Edição

Período de 05 de março de 2012 a 14 de maio de 2012

Curso pela Escola Virtual - via internet

PLANO DO CURSO
I. EMENTA

Estudo da língua portuguesa, com vistas à revisão de algumas regras gramaticais voltadas para a elaboração de ofícios.


II. JUSTIFICATIVA

Como se sabe, o profissional da área jurídica precisa dominar os recursos do idioma, pautando-se na norma padrão da Língua Portuguesa. Nesse sentido, este curso visa a atender às demandas desse público, oferecendo-lhes a oportunidade de revisitar algumas regras gramaticais que podem suscitar dúvidas. Por ser um curso a distância, permite que os participantes acessem o curso de qualquer espaço e em qualquer tempo.

III. OBJETIVO

Possibilitar o uso correto de elementos e regras gramaticais responsáveis pela construção de sentido em situações formais de interação.

IV. ESTRUTURA DO CURSO

O curso REVISÃO GRAMATICAL terá a duração de 10 semanas (40 horas). Em cada uma das semanas, o aluno deverá reservar quatro horas para leitura e elaboração das atividades.

V. DINÂMICA DO CURSO

O curso é uma realização da Escola Virtual do CEAF/ESMP e, portanto, será ministrado na Plataforma Moodle, em ambiente virtual de acesso restrito. Serão liberadas, por semana, atividades práticas, bem como o conteúdo teórico correspondente. O fluxo de trabalho na Plataforma será leitura, elaboração de atividades, resolução de dúvidas e discussão de questões polêmicas em fóruns. O professor medeia a discussão nos fóruns, responde às dúvidas, elabora comentários para as atividades individual e coletivamente. A partir da data da inscrição no curso, o aluno terá de verificar, diariamente, sua caixa de e-mail e nunca a deixar no limite de sua capacidade.

VI. AVALIAÇÃO

A avaliação do aproveitamento será pela elaboração das atividades. Para a obtenção do certificado o aluno deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco) das atividades propostas.

VII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

* Inscrições gratuitas: 17 a 24 de fevereiro de 2012, no site www.esmp.sp.gov.br, com o preenchimento de formulário, campo inscrições on-line.

* Publicação da lista de inscritos e cadastro na Escola Virtual: 27 de fevereiro a 2 de março de 2012.

* Início das aulas: 5 de março de 2012.

* Término de aulas: 14 de maio de 2012.

Para efetivar a inscrição, será necessário enviar cópia reprográfica da carteira funcional ou uma declaração assinada pelo Promotor de Justiça onde esteja designado para o e-mail esmp-secretaria@mp.sp.gov.br ou pelo fax (11) 3017-7729.

Ficam dispensados de enviar a cópia da carteira aqueles que informarem na ficha de inscrição o e-mail institucional.

A matrícula somente será efetivada com a disponibilização integral dos documentos acima elencados.
VIII. PÚBLICO-ALVO

Servidores e Estagiários do Ministério Público do Estado de São Paulo

IX. VAGAS

30 vagas para Servidores e

30 vagas para Estagiários.

Respeitando a ordem cronológica de inscrição.

X. PROFESSOR

Karlene da Rocha Campos é professora de Língua Portuguesa em cursos de graduação e extensão na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, atuando nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Possui graduação em Letras - Português/Inglês e mestrado em Língua Portuguesa na PUC/SP e, atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa na mesma instituição.

XI - PROGRAMA DO CURSO

1. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

2. Paralelismo sintático

3. Pontuação

4. Colocação pronominal

5. Regência verbal

6. Crase

7. Concordância nominal

8. Concordância verbal

9. Particularidades da Língua

XII. BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, N. T. de. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

AZEREDO, J. C. (2008). Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. Redigida de acordo com a nova ortografia. São Paulo: PubliFolha.

BECHARA, E. (2009). Moderna gramática portuguesa. Atualizada pelo novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

CEREJA, W. R. & MAGALHÃES, T. C. (2008). Gramática – texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual.

GARCIA, O. M. (2006). Comunicação em prosa moderna. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas.

NEVES, M. H. M. (2000). Gramática de usos. São Paulo: Cortez.

SILVA, M. (2008). O novo acordo ortográfico da língua portuguesa. São Paulo: Contexto.

XIII. MAIS INFORMAÇÕES

Pelos telefones: (11) 3017-7782 / 7783 / 7744, ou pelo e-mail esmp-secretaria@mp.sp.gov.br

XIV. COORDENAÇÃO

O curso é uma realização da Escola Virtual do CEAF-ESMP e, portanto, será ministrado na Plataforma Moodle, em ambiente virtual de acesso restrito. Serão liberadas, por semana, atividades práticas, bem como o conteúdo teórico correspondente. O fluxo de trabalho na Plataforma será leitura, elaboração de atividades, resolução de dúvidas e discussão de questões polêmicas em fóruns. O professor medeia a discussão nos fóruns, responde às dúvidas, elabora comentários para as atividades individual e coletivamente. A partir da data da inscrição no curso, o aluno terá de verificar, diariamente, sua caixa de e-mail e nunca a deixar no limite de sua capacidade.

XII. COORDENAÇÃO

Coordenação Pedagógica

IZILDA MARIA NARDOCCI
Pedagoga

Coordenação Geral

MÁRIO LUIZ SARRUBO
Procurador de Justiça
Diretor do CEAF/ESMP


Atualizado em 10/02/2012 as 10h